Home Técnicas de Vendas & Pesquisa de Mercado Técnicas de Vendas Lições elementares dos jogos olímpicos – por Alfredo Duarte
Técnicas de Vendas - 09/10/2018

Lições elementares dos jogos olímpicos – por Alfredo Duarte

Se você acompanhou esta edição dos XXXI jogos Olímpicos da Era Moderna “Rio 2016” deve ter construído vários insights legais para melhorar suas metas, suas operações e sua liderança.

2016 Rio Olympics – Taekwondo – Men’s +80kg Bronze Medal Finals – Carioca Arena 3 – Rio de Janeiro, Brazil – 20/08/2016. Maicon Siqueira (BRA) of Brazil celebrates after defeating Mahama Cho (GBR) of United Kingdom. REUTERS/Issei Kato (BRAZIL – Tags: SPORT OLYMPICS SPORT TAEKWONDO) FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS.

Jogos permitem isso de um modo mais ampliado, mais profundo, mais perene.

A questão das obras foi um estresse à parte, mas felizmente acabou dando quase tudo certo. A questão com os Australianos recebeu os populares panos quentes e acabou acomodada antes de provocar mais micos e cangurus.
Obra é sempre assim, nos conformamos, mas não deveria ser.

Fomos capazes de levar a bom termo uma operação complexa em vários aspectos e isso foi muito bom para nossa imagem externa. O ego brasileiro também ficou com sua parte, mas devemos aproveitar essa diferenciada oportunidade para repensar nossa visão operacional da ferramenta mais básica de produção e gestão de qualquer coisa: planejamento.

Um plano, todo mundo sabe, é uma linha de ação. Uma decisão antecipada do que desejamos que aconteça. Mas uma previsão, não bola de cristal, certo?

Se previsto e realizado baterem, bingo! Se forem diferentes, teremos bom feedback para adotar as necessárias ações corretivas. Lembra do famoso PDCA?

E o show de Usain Bolt? O plano era ganhar três medalhas de ouro e consolidar o primeiro tricampeonato nos 100, 200 e revezamento de 400 metros. Fantástico!

Além da genética favorável, da motivação, do foco, das luzes, etc., o que você imagina tenha contribuído decisivamente para essa conquista única? E para todas as outras que trouxeram esse superatleta a este momento glorioso?

Quer uma dica? Veja no Youtube 3 minutos de treinamento que ajudaram a realizar a mágica: https://youtu.be/LEIxpcYukqc.

Ainda sobre o binômio planejamento e treinamento, Bernardinho, o técnico de Vôlei que se reinventou para conquistar a sonhada medalha de ouro olímpica, desde sempre conduz seus times sob a lógica da “vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer”. Acontece!

E a medalha de prata de Diego Hypólito? Diego precisou fazer gato e sapato para competir, para participar da festa e reescrever a história de duas outras olimpíadas em que ficara devendo. Valeu a garra, a determinação, a persistência, a qualidade que não pode faltar em ninguém.

Por fim, os 6.03 metros saltados por Thiago Braz da Silva, recorde pessoal, recorde olímpico. Quem acreditava na possibilidade, além dele e de seu técnico, coach, treinador, que tinham os detalhes do trabalho prévio e das indispensáveis sessões de treinamento?

Trabalho prévio e consistente que embalou e conduziu todas as outras conquistas brasileiras no boxe, canoagem, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tiro esportivo, vela e vôlei de praia. Histórias de superação!
Citius, Altius, Fortius… Mais rápido, mais alto, mais forte. Lema olímpico criado na Olimpíada de Paris, 1924, por Frei Henri Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin.

Na vida pessoal, nos negócios, nas vendas, precisamos de planejamento, persistência e treinamento para enfrentar e vencer o desafio da preparação e podermos pensar em ser mais rápido, mais alto, mais forte em nossas demandas cotidianas.

Em vendas, isso inclui dominar os fundamentos (produtos, mercado, técnicas de vendas), criar visão de parceria, conhecer o cliente, focalizar necessidades, desenvolver prontidão, ter atenção às oportunidades, fazer certo da primeira vez e. corrigir erros inevitáveis rapidamente, cultivar persistência, ser proativo, planejar sistematicamente e nunca descuidar do autodesenvolvimento contínuo.
Então, seus insights bateram com alguns desses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Resiliência + Persistência – por Alfredo Duarte

Persistência, todo mundo concorda, tende a ser a qualidade mais essencial e mais decisiva …