Home e Mais ... Wellness Terapias Wellness – (14 à 20)- parte II
Wellness - 13/06/2018

Terapias Wellness – (14 à 20)- parte II

Banho de contraste – Banho de ervas – Banho de imersão – Banho galvânico – Banho de hidromassagem – Banho hidro terapêutico – Banho iguaçu

14 Banho de Contraste


Banho de contraste é uma técnica fisioterápica que promove alternância entre dilatação e constrição dos vasos sanguíneos por meio do uso intercalado de modalidades de calor e frio, respectivamente. É indicado para lesões articulares, em que há formação evidente do edema. Por realizar uma espécie de drenagem do edema, esta técnica é usada nas lesões das articulações distais do corpo, como tornozelo e punho. São usados dois recipientes dentro dos quais os locais atingidos devem caber por inteiro; em um deles coloca-se água quente, porém não insuportavelmente quente, e no outro, água gelada.A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves ). Em cada sessão, essa técnica pode ser alternada 3 vezes, sendo que o tempo total da aplicação  da técnica do banho de contraste é de 20 a 30 minutos ( 20 para área menor/ edemas menores e 30 para áreas maiores/ edemas maiores). A sessão pode ser encerrada com o aquecimento ou com resfriamento. Essa terapia pode ser realizada até 4 vezes ao dia.

15 Banho de Ervas
É um banho de água termal, mesclado com ervas aromáticas com o alecrim, o lavander e o eucalipto. Contribui para o relaxamento do corpo , tonifica a pele e um excelente remédio para insônia e estresse.

16 Banho de Imersão


Os banhos de imersão, desde os tempos mais remotos, já eram conhecidos e usados no combate ao estresse e ansiedade. Além da higiene, um banho de imersão, em água quente, atua sobre o bem-estar geral do organismo. Por isso, hoje em dia, eles ainda são os preferidos de muitas pessoas na hora de relaxar. Os banhos de imersão quentes são eficazes, dão uma “molezinha” gostosa no corpo e, assim, favorecem um sono mais tranquilo e relaxado. A temperatura da água deve ser mais quente que a do corpo, porém sem exageros, o que fará a temperatura do corpo subir e, desta forma, fazer transpirar após o banho. A imersão relaxa a musculatura e, principalmente, no segmento lombar, que normalmente sofre pela contração muscular crônica. Os banhos de imersão também podem ser improvisados em casa, utilizando-se de velas aromatizadas, de toalhas quentes, felpudas e bem cheirosas, criando-se uma atmosfera agradável. Além da ambientação, é possível utilizar produtos esfoliantes naturais e óleos essenciais, dentro de uma banheira com água bem quentinha, fazendo uma massagem bem generosa e com pressão maior ou menor em alguns pontos, ponderando-se os mais doloridos e tensos. Se você dispõe de uma banheira, fique em imersão por cerca de 20 minutos (temperatura entre 34 a 36 graus) ou então, faça os procedimentos sob o chuveiro, com água bem quente, por cerca de 10 minutos. Após o banho, enxugue-se com sua toalha “delícia” e, em seguida, aplique um hidratante corporal, com movimentos circulatórios em todo o corpo. Como todo banho de imersão ou ducha quente por período prolongado, é natural que depois tenhamos sudorese.

17 Banho Galvânico
O banho galvânico é uma das modalidades de utilização da corrente galvânica, com o eletrodo inserido em uma cuba com água e o membro a ser tratado em imersão. Não há ocorrência de vasoconstrição nesta modalidade.

18 Banho de Hidromassagem
O banho de hidromassagem é um dos variados métodos para aliviar as tensões e o stress do dia-a-dia. Um banho de hidromassagem relaxa os músculos, reduz a ansiedade e estimula a produção de endorfina (substância produzida pelo organismo que promove uma sensação de relaxamento e prazer).

19 Banho Hidro Terapêutico
A hidroterapia é um poderoso agente de recuperação e conservação da saúde.  Ela utiliza os três estados da água (sólido, líquido e gasoso), e suas variações de temperatura para prevenir e curar enfermidades. Quanto maior for a variação, acima ou abaixo da temperatura do corpo, mais intenso será o efeito fisiológico produzido. A água desempenha um papel altamente relevante no metabolismo. É o elemento essencial para a purificação interna do corpo. Ela dissolve impurezas e as elimina, dá vitalidade e equilíbrio ao sistema nervoso e regulariza todo o organismo. Muitas enfermidades se originam no intestino e, portanto, é comum encontrar um estado contínuo de congestão interna, inflamação e fermentação. Durante os banhos em que o abdômen encontra-se imerso em água fria, produz-se uma reação entre o frio exterior e o grande calor interno. O contato da água provoca refluxo de sangue para as extremidades. Os órgãos de evacuação natural ficam libertos da sobrecarga de sangue e sua atividade diminui. A baixa temperatura da água pura faz penetrar no organismo o seu frescor, dando-lhe novo vigor, energia, proporcionando melhora no estado geral da saúde.

20 Banho Iguaçu
Realiza-se num banheiro de controle de temperaturas qual ofereça um ampla gama de programas para se adaptar a qualquer necessidade. Normalmente incorpora-se uma linfo hidromassagem especialmente desenhada a favorecer a circulação sanguínea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Terapias Wellness – (72 à 74) parte XIV

72- THALATERM Aplicação externa de uma pasta de algas e azeite a qual facilita a eliminaçã…