Home e Mais ... Wellness Terapias Wellness – (06 à 13)- parte II
Wellness - 14/06/2018

Terapias Wellness – (06 à 13)- parte II

Balneário, Banho, Banho Árabe, Banho Aromático, Banho Atlantis, Banho de Enxofre, Banho de Espuma, Banho Cleópatra.

 

6 – Balneário
Ou estação balneária é um conjunto de praias de um determinado município litorâneo.
Em Portugal, a palavra balneária é mais usada para o local onde os banhistas ou desportistas trocam de roupa e tomam banho antes e depois do desporto ou banho.
No Brasil, também é usada para o recinto público para banhos, muito comum em estâncias hidrominerais, também conhecido como termas ou caldas, referindo-se estes termos mais especificamente a fontes em que a água se apresenta com temperatura elevada.
No Brasil diversos municípios são considerados balneários e estâncias hidrominerais ou termais. Exemplos: o Balneário Camboriú em Santa Catarina; Águas de Santa Bárbara e Águas de São Pedro em São Paulo, Ilha de Itaparica, Caldas do Jorro e Dias d’Ávila na Bahia, e especialmente em Minas Gerais onde formam o famoso Circuito das Águas.
No Brasil, usualmente, o acesso aos estabelecimentos termais não impõe uma passagem prévia por um médico, nem esse tipo de terapia está integrado em um sistema de saúde. Já em Portugal é necessário haver supervisão médica para se usar as águas termais. Este tipo de terapia está contemplado no sistema nacional de saúde, sendo comparticipada financeiramente pelo Estado.

7 – Banho
É uma lavagem do corpo com finalidade higiênica ou uma imersão do corpo em líquido com finalidade terapêutica ou recreativa.

8 – Banho Árabe
Hamame, hamam ou amã  (do árabe “água quente”), também conhecido como banho turco, banho árabe, banho a vapor ou sauna a vapor. É um tipo de banho que consiste em permanecer em um ambiente quente e cheio de vapor. Após algum tempo nesse ambiente, o banhista mergulha ou se molha com água fria ou quente.

9 – Banho Aromático
Um banho aromático é para relaxar e é normalmente preparado com sal grosso e óleos essenciais que promoverão o relaxamento psicológico e também muscular através da inalação dos vapores e absorção dos princípios ativos pela pele.
10 – Banho Atlantis
São banhos aplicados em banheiros individuais com um grande volume de jatos de água.
11 – Banho de Enxofre
O enxofre é utilizado para aliviar coceiras. Algumas pessoas misturam o enxofre com óleo, até formar uma papa para depois espalhar pelo corpo. Em seguida ficam expostos ao sol por 20 minutos para, na sequência, retirar com uma bela chuveirada ou banho. O dióxido de enxofre é ainda utilizado como desinfetante antisséptico e antibacteriano.
12 – Banho de Espuma
Um banho de espuma promove relaxamento do corpo e mente. Além de ser considerado energizante, quando preparado com os ingredientes corretos, ele também perfuma e limpa profundamente a pele
13 – Banho Cleópatra
Antes de surgirem clínicas de estética, massagistas, spas e rituais relaxantes, no Egito antigo, uma certa mulher já usava alguns truques para manter a beleza da pele. A rainha egípcia Cleópatra ficou conhecida pelas inúmeras conquistas amorosas, e reza a lenda que seu sucesso com os homens resultava não muito por sua beleza, mas sim pelo envolvimento de seus amantes em seus aromas sedutores. Cleópatra era famosa por seus banhos perfumados e seus cuidados com a pele e aparência, sempre explorando matérias-primas curativas e óleos aromáticos como o de rosas. Os antigos diziam que a atratividade da rainha era fruto de seu banho de leite com mel, lavanda ou pétalas de rosa. Algumas fontes sugerem que morangos e amoras eram também usados em seu banho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Terapias Wellness – (72 à 74) parte XIV

72- THALATERM Aplicação externa de uma pasta de algas e azeite a qual facilita a eliminaçã…