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Comunicação - 01/01/2016

Quem tem medo – por Paulo Accioli

Veja as oportunidades que o ano novo oferece para você.
Num ano em que todas as projeções do mercado e dos economistas são pessimistas: de desaceleração econômica, dinheiro com custo alto, baixo consumo e baixos investimentos, como sobreviver num ano deste, mantendo os resultados, crescendo ou melhorando a rentabilidade, o segredo do ano está na Estratégia e planejamento.
Planejando você identifica seus medos, suas fraquezas, ameaças, bem como seus pontos fortes, competências e potencialidades, em que de fato você é bom e capaz de fazer. E com antecedência se preparar e programar para corrigir suas ameaças e medos. Bem como, trabalhar seus valores e pontos fortes, valores estes que são admirados e adquiridos pelos seus clientes e consumidores, aí está seu foco e oportunidade.
O mercado menos aquecido diminui a contratação de mão de obra sobrando assim melhores profissionais disponíveis no mercado, está aí outra oportunidade de você contratar mão de obra de qualidade com o mesmo custo daquele profissional mediano que em um momento do mercado aquecido você precisou preencher vaga com ele. Portanto neste momento você pode melhorar e aumentar a força da sua equipe com o mesmo custo ou até mais barato e aumentando assim sua produtividade, melhorar seus produtos, serviços, seu desempenho, suas vendas e até conquistar mais mercado.

Analise sua equipe, suas potencialidades, quais pontos precisam ser melhorados e foque e atue nesta ação de correção e seja firme para que ela de fato aconteça. Analise seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo para que você possa melhorar e ganhar um pouco de mercado dele.

Veja na sua empresa quantos clientes você ainda não consegue atingir que estão comprando no concorrente, em outros mercados ou região e que você pode alcançá-lo e trazer para sua empresa, aumentando assim sua participação de mercado. Trabalhe o mercado doméstico o mais perto de você, o conhecido é muito mais barato e rentável, cuidado com a corrida atrás apenas de clientes novos, clientes domésticos são os mais baratos e mais rentáveis.

Analise na sua empresa, suas forças, seus valores e quais habilidades lhe faltam para atender mais e melhor o seus clientes aumentando assim o seu ticket médio naquele cliente que já é seu, já está na sua empresa, todo o seu esforço para encontrá-lo e fazer comprar de você já foi feito, se faz necessário apenas aumentar o valor da compra dele.

Treine ou recicle sua equipe aumente a musculatura intelectual do seu time para que possa atender melhor, cumprir prazos e compromissos acertados, bem como, demonstrar conhecimentos e passar mais confiança e segurança para seu cliente. Invista tempo e energia nos clientes que já possui em casa, sua carteira de clientes é seu principal patrimônio, foque sua força de vendas nesta direção, enquanto o cliente não comprar do concorrente ou desistir da compra, ele é um cliente em potencial a ser trabalhado, não desista dele, seja implacável. Faça com que sua força de vendas seja ativa, vá de encontro ao cliente, faça com que o investimento feito pela sua empresa em fachada, ponto comercial e marketing, seja transformado em resultados de vendas efetivos.

Crie movimento e ação na sua empresa, crie campanhas promocionais para os clientes, motive sua força de venda a buscar o resultado constantemente através de análise de desempenho ou reuniões de vendas, com foco em resultados. Compartilhe os objetivos e desafie-os a conquistá-lo e apoie–os quando for necessário.

O resultado do ano do ano novo está dentro da sua empresa, nos seus recursos, humanos, materiais e financeiros, faça uma boa estratégia e planejamento e não tenha medo. Invista 2 dias para pensar e se organizar e ganhe 363 dias de bons resultados.

Quem tem medo do ano novo?
Quem estiver desorganizado;
Quem não estiver preparado e estruturado para competir;
Quem não conhecer sua empresa ou seu negócio;
Quem não conhecer seus pontos fortes e fracos;
Quem não estiver com seu fluxo de caixa organizado;
Quem depender demais de capital de giro e financiamento externo;
Quem trabalhar da mesma forma.

O mercado estará desaquecido para todo mundo, mas se você trabalhar, mudar e se adequar ao ano, e ao seu mercado.
Seu ano que vem será um ano de sucesso de grandes resultados, econômicos e financeiros e de realizações. Será um dos melhores anos da sua vida.

Sejam bem vindos a um novo ano e aproveitem as oportunidades do ano e colecionem vitórias e sucessos.

Paulo Accioli

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