Home e Mais ... Wellness Terapias Wellness – (35 à 41)- parte VI
Wellness - 05/06/2018

Terapias Wellness – (35 à 41)- parte VI

Drenagem Circulatória e Drenagem Linfática, Ducha Escocesa, Ducha Filiforme, Ducha Hidropínica, Ducha Jet, Ducha Kneipp, Ducha Vichy

 

35 – Drenagem Circulatório e Drenagem Linfática

O sistema circulatório de um corpo humano é um sistema fechado, tendo como motor central e propulsor, o coração. Como elementos estruturais o sangue e os vasos sanguíneos. O fornecimento ininterrupto de nutrientes e de sangue oxigenado a todos os tecidos do corpo, bem como a eliminação de lixo metabólico e de dióxido de carbono do tecido celular é o principal objetivo dos vasos sanguíneos.

O fluxo de sangue que atravessa as restantes partes do corpo é administrado pela circulação sistémica. O sistema linfático e seus vasos não formam um sistema circulatório fechado. O sistema começa com pequenos vasos linfáticos (os capilares linfáticos) nos tecidos do corpo e continua com vasos linfáticos de cada vez maior dimensão (coletores e troncos).

A massagem que se efetua para favorecer e ativar o fluxo sanguíneo, ajudando assim na eliminação de toxinas e melhorando a intercâmbio de gases e nutrientes, evitando lesões circulatórias , chama-se drenagem circulatória. A massagem que estimula a circulação de líquidos retidos nos tecidos através dos vasos linfáticos é denominada drenagem linfática.

36 – Ducha Escocesa

A ducha escocesa consiste num tipo de banho através de uma máquina de alta pressão, capaz de proporcionar um forte jato d´água numa pessoa, alternando água fria e quente. Tradicionalmente utilizado com uma forma de massagem ou terapia, combate à fadiga, regulando ainda as funções do sistema circulatório.

37 – Ducha Filiforme

Tipo de ducha em que se projeta sobre o corpo um jato muito fino de grande pressão, para estimular o sistema circulatório local.

38 – Ducha Hidropínica

Ingestão oral de água minero mineral em quantidade e tempo determinado por um médico.

39 – Ducha Jet

Uma ducha que exerce, através da água, pressão sobre distintas partes do corpo a uma distância de 4 a 5 metros. Aplicada através de uma mangueira com sua intensidade e temperatura regulada por um terapeuta. Movimenta o tecido conjuntivo e muscular relaxando e tonificando o corpo.

40 – Ducha Kneipp

Equipamento usado na terapia de Kneipp ou da cura de Kneipp, que é um conjunto de indicações terapêuticas, desenvolvido por Sebastian Kneipp, um hidroterapeuta fundador e diretor das termas de Bad Worishofen.

41 – Ducha Vichy

A ducha Vichy é uma terapia de água quente, que são dirigidos com pressão e melhor ainda, sincronizados com uma massagem relaxante. Também é conhecida como ´´ Ducha da Chuva ´´ . O processo tem sua origem na cidade francesa de Vichy, conhecida, mundialmente, por suas águas medicinais, onde os tratamentos de hidroterapia são amplamente praticados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Terapias Wellness – (67 à 69)- parte XII

REFLEXO TERAPIA – SAUNA FINLANDESA OU SUECA – SHIATSU   67- REFLEXO TERAP…