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Comunicação - 01/12/2017

Atendimento ao público – Edna Ortolan

Atendimento ao Público, uma tarefa diária dos atendentes.

Os atendentes e os balconistas que priorizam o bom atendimento ao público, têm mais chances de manter os seus clientes felizes e repetindo novas compras na loja onde trabalham.
Um bom atendimento significa conquistar o público tornando-o leal e rentável.
Aquele cliente que negocia, exclusivamente, com a sua loja, durante longos períodos e que já realizou inúmeras compras pode ser considerado “fidelizado”, porém não podemos afirmar que seja “eterno”.
Ele pode abandoná-lo por pequenos diferenciais, novos atrativos ou detalhes minúsculos encontrados na concorrência.
Por isso mantenha as suas práticas de excelência visíveis.
Elas são reconhecidas através do olhar dos clientes, dos comentários e deixá-las evidentes pode ser uma oportunidade para novos negócios.
Os clientes entram em sua loja e ficam atentos a tudo, por isso procure conhecê-los, profundamente e exceder às expectativas, sempre.
Normalmente, eles são identificados como parceiros e ajudam a loja a multiplicar os lucros, costumam aceitar sem resistência mudanças no procedimento interno e permanecem receptivos na hora de adquirir novos produtos e serviços.
Aceitam com facilidade os lançamentos inovadores, apresentam e ainda indicam novos clientes para os balconistas e atendentes.

Sem nenhuma solicitação da loja, divulgam suas práticas comerciais ao mercado e são mais ágeis durante uma compra.
“Já os novos são mais inseguros, querem lhe conhecer por isso, às vezes, demoram um pouco mais para se decidir.”
E quando expressam as suas insatisfações, ficam aguardando as mudanças. Costumam ser responsáveis e cumprem, pontualmente os compromissos assumidos com você.
Efetuam suas compras e negociam sem questionamentos exagerados sobre os preços apresentados e permanecem vinculados à loja.
Normalmente, apreciam determinados atendentes e exigem serem atendidos por eles.
Compensa muito, manter a carteira de clientes fiéis, sempre ativa, do que ir em busca de clientes novos, sem planejamento.
Para isto alguns esforços são necessários ao atender o público, como:
-Organizar a loja, dando atenção a todos os detalhes do ambiente.
-Manter a limpeza geral, diariamente.
-Comunicar-se com o público transmitindo satisfação.
-Expor os produtos tornando-os visíveis e de fácil acesso ao cliente.
-Manter os itens em promoção destacados.
-Deixar os produtos em lançamento bem visíveis. Clientes gostam de novidades.
-Prestar serviços de qualidade comprovada.
-Transmitir confiança nas informações transmitidas.
-Satisfazer os clientes atendendo todas as exigências.
-Demonstrar qualidade total e oferecer produtos excelentes.
-Ser um balconista ou atendente atuante e dinâmico. Sempre com boa vontade e com aquele sorriso durante o contato com o público.
-Oferecer um tratamento personalizado e educado.
-Saber o nome do cliente, entender de que maneira ele quer ser tratado e atendido.
-Demonstrar ao cliente, que ele é exclusivo e importante para a loja.
-Ocorrendo problemas “pós-venda” dar atenção total aos clientes, até resolvê-los.
-Conservar o relacionamento com os clientes.
-Gerar momentos inesquecíveis e positivos.
-Empenhar-se, continuamente em melhorar a qualidade do atendimento ao público em todos os aspectos para garantir o sucesso profissional e comercial da loja.

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Edna Ortolan
É socióloga e consultora empresarial. Especializada na área de comercial, atendimento ao cliente. Profere palestras e ministras curso para o mercado empresarial.
Escritora e articulista de revistas especializadas.
tel: 11 2509.0045 – 11 97434-0328
email: edna.ortolan@uol.com.br P&A

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