Home Comunicação & Marketing Marketing Uma nova fachada completa – parte I
Marketing - 28/12/2017

Uma nova fachada completa – parte I

Tenho encontrado lojistas em prédios espetaculares, bem construídos e em pontos comerciais privilegiados. Porém, faltava-lhes comunicação com o público alvo, por relegar a fachada ao segundo plano.

Vários aspectos envolvem uma fachada atrativa para completar o ´´cartão de visita´´, o chamariz, que seduz o cliente para dentro do estabelecimento comercial, sua entrada definitiva. Muito já foi escrito e falado sobre fachadas, por pessoas, empresas e organizações muito gabaritadas para abordar o assunto. Em vez de tecnicamente nos aprofundar muito, gostaríamos de comentar as seguintes perguntas mais conceitualmente. Perguntas estas que, na maioria das vezes, os proprietários das lojas nos fazem.

– Uma fachada com um totem integrado ou independente?

– Uma fachada com movimento ou não?

– Uma fachada com revestimentos cerâmicos, pintura ou outros?

– Uma fachada com investimentos próprios ou parceiros
comerciais?

– Uma fachada com marcas parceiros ou marcas famosas?

– Uma fachada com placas e faixas ou com vitrines?

– Uma fachada com marcação de entrada ou uma cobertura com
indicação?

– Totem. Uma palavra que vem dos antepassados, os índios americanos. Todos nós já assistimos filmes de faroeste, onde os heróis eram levados presos aos acampamentos dos índios. No meio das tendas desses maravilhosos povos, havia sempre uma grande clareira com fogueiras e um totem. Quatro ou cinco cabeças artisticamente esculpidas em um troco de árvore e pintadas em cores vivas para chamar a atenção dos antepassados, que, hierarquicamente, eram respeitados.

Herdamos o nome totem e, em parte, sua função de chamar a atenção. Só que os totens de hoje funcionam para chamar atenção dos futuros clientes. Metal ficou no lugar da madeira e a mensagem se tornou comercial, não mais espiritual.

Existem leis municipais específicas que determinam as dimensões, a colocação e as condições técnicas. Os projetos no ponto comercial devem seguir a legislação pertinente.
A fiscalização poderá aplicar multas e exigir a retirada e instalação conforme a lei. Em relação ao totem, independentemente da fachada, ou integrado, sempre dependerá do que for possível, dentro da lei, no lugar que tecnicamente e esteticamente mais convier.

Layout 1

Uma dica, antes de fechar com qualquer empresa de fachadas ou totens. Levante a histórico da empresa, fale com alguns dos clientes onde ela já instalou algo e faça um contrato. Responsabilize-o em contrato com a parte técnica da obra, bem como a regulamentação junto aos órgãos competentes. Chega de irregularidades, passou o momento em que valia a pena fazer as coisas escondidas.

– Outro ítem que depende muito do gosto do proprietário e da sua equipe, observando as implicações técnicas e legais, são elementos com movimento. Aplicados com bom gosto e integrados a estética da fachada, bandeiras, moinhos de vento, placas giratórios ou letreiros eletrônicos com imagens digitalizadas podem oferecer um visual mais rico e atraente.

Claro, se a loja vender revestimentos cerâmicos, de preferência deve aplicar este produto. O mesmo com tinta ou qualquer outro produto de revestimento que a loja comercialize. Aplicando na sua fachada, está criando um mostruário gratuito, chamando atenção de um produto com o qual a loja trabalhe. Caso não comercialize nenhum desses produtos, o ideal é pensar num revestimento para completar a mensagem junto ao consumidor de limpeza, higiene e organização. Ítens que o cliente de piscinas certamente aprecia. Procure se orientar sobre as marcas que comercializam os revestimentos anti pichação ( cerâmica, laminados ou tinta ), que facilitam a limpeza destas manifestações. Por outro lado, se através da fachada da sua loja você queira passar a imagem de aconchego, artístico ou ambientação procure aplicar produtos com cores intermediárias. Nunca é demais lembrar que a orientação de um especialista no assunto é sempre oportuna. Neste caso, um arquiteto ou decorador, com especialização em pontos comerciais.
Voltaremos com mais dicas e orientações de fachadas na próxima edição.

Até mais e sucesso. P&A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

5 produtos de tecnologia para sua loja no século XXI

1 Cartões e Plataformas online inteligentes. Em todo comércio, a forma de pagamento mais c…