Home Construção, Aquecimento, Tratamento & Manutenção Construção Patologia em Piscinas – parte IV – por Bete Anan (forças atuantes na construção)
Construção - 15/04/2017

Patologia em Piscinas – parte IV – por Bete Anan (forças atuantes na construção)

Transcrito da palestra Patologia em Piscinas da engenheira Bete Anan.

Como em qualquer construção o que deve ser levado em conta são as forças atuantes sobre este construção. Podemos mencionar inúmeras que são ocasionadas pela própria construção ( peso ) ou seu uso ( cargo ), mas também há uma terceira via de forças, às vezes, não levada em conta. São as forças externas que, se não observadas, podem ocasionar terríveis consequências.

CARGAS ATUANTES

Pressão positiva – a água da piscina querendo sair.

Pressão negativa – a água da piscina querendo entrar.
Empuxo da terra – peso da estrutura, água, banhista.
Uma piscina é um típico exemplo de forças externas que influenciam na sua construção. A primeira força após a construção é seu próprio conteúdo, a água, que exerce uma enorme pressão sobre a construção. E por incrível que pareça, não de maneira uniforme. Um bom exemplo é a foto abaixo, onde pude observar que a água exerce mais pressão na parte inferior da fundura da piscina, tendo a pressionar, por baixo, a sua estrutura.
A outra força oculta também vem da água, só que neste caso a água que fica fora da construção, o lençol freático. Atingindo a estrutura da piscina pode influenciar bastante na estrutura, atingi-la ou até danificá-la.

beth 2

Há casos de piscinas que são levantadas do chão pela pressão da água do lençol freático. Portanto, na construção da sua piscina, em nenhuma hipótese despreza um cálculo por um técnico ou engenheiro, de preferência aquele que tenho experiência na construção de piscinas. Um cálculo correto evita desperdícios e surpresas desagradáveis.

abaixo fotos de exemplos de vários tipos de estruturas, para maiores detalhes consultar a matéria completa no site revistapiscinaseafins.com.br na edição número 13

beth 3 beth 4 beth 5 beth 6 beth 7 beth 8 beth 9

 

One Reply to “Patologia em Piscinas – parte IV – por Bete Anan (forças atuantes na construção)”

  1. Adorei as ficas e recomendações
    Vou entrar no ramo de construções de puscinas de blocos de cimento.
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

ABNT – Principais pontos da nova norma NBR 10339/2018

Veja abaixo os slides explicativos …