Home Construção, Aquecimento, Tratamento & Manutenção Construção Piscinas de Vinil – Opiniões, dicas e sugestões de várias empresas de vinil
Construção - 28/12/2017

Piscinas de Vinil – Opiniões, dicas e sugestões de várias empresas de vinil

No intuito de colocar a nossa revista cada vez mais à disposição das indústrias
participantes deste empolgante mercado de Piscinas e Afins, convidamos, nesta edição,
empresas, fabricantes de piscinas de Vinil, a refletir sobre o texto, a seguir, como havíamos feito na edição anterior, sobre o assunto Fibra.

Vinil

Uma alternativa às piscinas, em fibra ou em concreto, são as revestidas por um bolsão de vinil.
Conheça as vantagens e desvantagens de uma piscina de vinil.

O que são piscinas de vinil?
As piscinas são revestidas, na sua totalidade, por um bolsão de vinil. Depois da escavação acontece a construção de alvenaria para formar as paredes e o fundo, seguindo-se a aplicação do bolsão de vinil.
Completamente, cobertas por vinil, o chão e as paredes da piscina apresentam uma superfície suave, lisa e relativamente fácil de limpar.
O vinil é um material que apresenta vantagens, mas também algumas desvantagens.

Vantagens de uma piscina de vinil:
– O vinil é mais econômico do que as tradicionais pastilhas e azulejos.
– O Bolsão em vinil é produzido já no formato e medidas da piscina, o que significa que é aplicável, praticamente, em qualquer modelo.
– Disponível em uma grande variedades de cores e padrões, que permitem simultaneamente a decoração da piscina.
– Ajuda a manter uma temperatura de água estável e confortável.
– O vinil protege a piscina contra vazamentos e possíveis fissuras, devido ao uso e exposição contínua às condições climáticas.
– O vinil recebe um tratamento específico que protege a piscina contra os raios UV.
– A bomba da piscina precisa trabalhar entre cinco a sete horas por dia, menos que uma piscina em concreto.
– O vinil é resistente e, normalmente, apresenta uma garantia de cinco a dez anos.
– Quanto mais espesso o vinil, mais resistente se torna.

Desvantagens do vinil:
– Quando comparada a uma piscina de fibra, a piscina em vinil requer um tempo de instalação mais longo.
– O vinil é mais suscetível ao uso que se dá a piscina, ou seja, pode ser danificado ou rasgado. Brinquedos, animais domésticos.
– Se o vinil romper terá que ser reparado ou substituído.
– A sua textura pode ser escorregadia, o que pode comprometer a segurança.
– Manutenção mais demorada.
– Os acabamentos dos bolsões são as áreas mais afetadas pelas algas e requerem mais atenção.
– Os materiais, presentes em vinil, reagem com a água e aumentam os níveis de PH, o que implica na necessidade de utilizar mais produtos químicos na sua manutenção.
– A bomba da piscina precisa de trabalhar entre cinco a sete horas, por dia, mais que uma piscina em fibra.
– A instalação de escadas e degraus, representam mais custos.
– Quanto mais espesso o vinil, mais caro se torna o bolsão.
– A escolha de determinada cor ou padrão pode elevar o preço final da piscina em vinil.

 

Vantagens de uma piscina de vinil SIBRAPE.

IMG_2072 R

– A Sibrape possui o SQM – Sibrape Quality Made, o jeito Sibrape de fazer piscina, a maior indústria de piscinas de vinil da América Latina desenvolveu um jeito único de produzir os chamados bolsões, o corte do vinil é realizado através de máquinas de corte, com a exclusiva Lâmina “S” que realiza cortes precisos, seja de curvas ou cantos. Outro diferencial é a solda imperceptível, conseguindo, assim, ser a única que oferece ao cliente final até cinco anos de garantia.
– O vinil Sibrape é uma opção econômica, se comparada com as tradicionais pasti-lhas e azulejos, além de não precisar realizar impermeabilização da estrutura, economizando ainda mais. Com todo esse valor economizado o cliente pode investir em acessórios para piscina, como o Robot XT5, Iluminação, Gerador de Cloro, Hidromassagem, etc.
– O Vinil Sibrape é totalmente versátil, se adapta a qualquer tamanho e formato de piscina.
– Além do serviço By You, em que o cliente cria sua própria estampa oferecemos mais de 30 estampas de linha, oferecendo ao cliente centenas de combinações.
– A Sibrape trabalha em sintonia com Arquitetos e Designers renomados, levando aos clientes sempre em primeira mão as tendências mundiais da arquitetura e decoração.
– A Sibrape é a única que oferece até cinco Anos de garantia em seu revestimento de vinil.
– Caso o cliente deseje trocar o revestimento de Vinil, o processo é rápido e prático, em dias o consumidor tem uma piscina totalmente nova, sem sujeira.
– O vinil Sibrape é a única que oferece Estampas Texturizadas, reproduzindo com maior fidelidade os detalhes do revestimentos cerâmicos.
– Ajuda a manter uma tempe-ratura de água estável e confortável.
– O vinil protege a piscina contra vazamentos e possíveis fissuras, devido ao uso e exposição contínua às condições climáticas.
– O vinil recebe um tratamento específico que protege a piscina contra os raios UV.
– A bomba da piscina precisa trabalhar entre cinco a sete horas por dia, menos que uma piscina em concreto.
– O vinil é resistente e normalmente apresenta uma garantia de cinco a dez anos. A maioria oferece menos de quatro anos

Desvantagens do vinil:
– Quando comparada a uma piscina de fibra, a piscina em vinil requer um tempo de instalação mais longo, pois demanda a construção da estrutura de alvenaria.
– Em caso de rasgo ou rompimento do vinil, o mesmo poderá ser rapidamente reparado.
– Os materiais presentes em vinil, reagem com a água e aumenta os níveis de PH, o que implica na necessidade de utilizar mais produtos químicos na sua manutenção.
– A bomba da piscina precisa de trabalhar entre cinco a sete horas por dia, mais que uma piscina em fibra.
-A instalação de escadas e degraus, representam mais custos.
– Quanto mais espesso o vinil, mais caro se torna o bolsão.

Mauro Alexandre
Depto Marketing
www.sibrape.com.br

 

VINIPLAS

Vantagens do Vinil

viniplas

Hoje, o vinil apresenta‐se como o produto mais vantajoso dentre os outros modos de se construir uma piscina, pois, seguramente, é o mais adequado e versátil de se executar um projeto com menor custo, maior rapidez e melhor acabamento.
Qualquer projeto pode ser executado com o revestimento de vinil, desde piscinas com ângulos especiais, curvas, degraus, Spas, etc., Não tendo qualquer restrição quanto ao formato, dimensionamento ou profundidade.

Além disso, o vinil é industrializado com técnicas modernas, incluindo em sua formulação, componentes que inibem o sur-gimento de micro-organismos, algas e bactérias.

Outro fator decisivo para a escolha de uma piscina em vinil é a diversidade de estampas disponíveis no mercado que, atualmente, se assemelham muito com revestimentos cerâmicos, devido à tecnologia de impressão utilizada na estamparia. Também é relevante, a praticidade na troca do revestimento em vinil, em apenas algumas horas de serviço, o cliente tem subs-tituído seu bolsão deixando a piscina novinha em folha. A Viniplas mantém em seu banco de dados todos os projetos executados tornando muito mais rápidos a re-confecção do bolsão, sem a necessidade do deslocamento do revendedor até o local para medição da piscina. Mais um benefício altamente considerável, além da praticidade na instalação, é a facilidade no transporte que pode ser feita no porta- malas de um carro passeio podendo ser descarregado diretamente no local da instalação, sem a necessidade de transportes espe-ciais.

Por tudo isso, as piscinas de vinil se consolidaram no mercado nacional e tornaram-se preferência de grande parte dos consumidores.

Claudinei Oliveira
Diretor Viniplas
www.viniplas.com.br

 

FORMAS D’AGUA

form2

Construção
O processo construtivo de uma piscina revestida com vinil é mais simples e mais econômico, em relação as piscinas revestidas com pastilha. É erguida com bloco estrutural, não havendo necessidade de impermeabilização, onde o revestimento vinílico é responsável pela estanqueidade.

Projetos
A piscina em vinil é a opção ideal para quem quer um projeto exclusivo, devido a facilidade de criar e ousar em diferentes tamanhos e formatos. Podendo incluir opções como: hidromassagens, degraus, borda infinita, bar molhado.

Vinil
O vinil é um laminado de PVC, que recebe tratamento químico contra raios UV, fungos e bactérias. Pode ser encontrado no mercado, tradicionalmente, em duas espessuras, 0,6mm e 0,8 mm, sendo o 0,8 mm um vinil mais resistente e indicado para piscinas aquecidas.

Vantagens
– O processo de produção de um bolsão de vinil gira em torno de cinco a sete dias.
– Facilidade na logística, por ser volumes menores, agiliza o transporte.
– Enorme variedade de estampas.
– Manutenção mais econômica e eficiente. Por ser um material com superfície lisa.
– Para renovar a piscina, pode-se fazer a troca do bolsão, optando por outras estampas, sem a necessidade de alterar o estrutural, de forma simples, rápida e limpa.

Denis, Rosilene e Valdemir
Diretoria Formas D’Agua
www.formasdagua.com.br

 

VINILTEC

viniltec

Piscinas de vinil, um produto ecologicamente correto!
Uma das grandes vantagens da piscina de vinil é que o revestimento vinílico (bolsão de vinil) dispensa a necessidade de impermeabilização da alvenaria, uma vez que o mesmo já exerce essa função, devido a sua flexibilidade absorve pequenas trincas na estrutura, evitando, assim, possíveis vazamentos. O bolsão é confeccionado a partir do laminado de PVC que, em seu processo de fabricação, são adicionados componentes químicos para raios UV, bactericida e fungicida, aumentando assim a vida útil do vinil.
Para a confecção do bolsão de vinil, o laminado de PVC é cortado e soldado eletronicamente por rádio frequência, e após finalizado o processo de soldagem, o mesmo é inspecionado pelo controle de qualidade, e liberado para a expedição. Entendemos que o armazenamento e transporte é outro ponto forte, pois em um pequeno espaço pode se guardar várias piscinas de diversos tamanhos.
Outro diferencial da piscina de vinil são as estampas, que são desenvolvidas de acordo com a tendência do mercado, possibilitando a troca e renovação da piscina com mais facilidade, comparando-se com as piscinas de fibra ou alvenaria, cuja reforma é, geralmente, bastante complexa.
Atendendo ao apelo ecológico, o vinil deixou de ser utilizado somente em piscinas, mas também em reservatórios de líquidos, e neste sentido a Viniltec Piscinas, vem fazendo a sua parte, confeccionando reservatórios de água, tanques para peixes, cisternas para captação de água da chuva, entre outros. O material, que não é aproveitado no processo de soldagem, é enviado para ser reciclado por empresas especializadas, ou seja, o vinil é 100% reciclável.
A piscina de vinil não se limita a formatos retangulares, pode ser moldado a quase todos os modelos e projetos, como SPA’s, piscinas para fisioterapia, clubes, uso esportivo, piscina com borda infinita, sendo bem aceita pelos arquitetos, proporcionando projetos exclusivos.
O que muitos entendem como desvantagem, a Viniltec Piscinas entende como vantagem em relação as demais piscinas do mercado. Caso a piscina de vinil apresente vazamento, o seu reparo é muito simples podendo ser realizado sem a necessidade de esvaziar a piscina, assim mais uma vez estamos ecologicamente corretos, evitando o desperdício de água.
A Viniltec Piscinas busca sempre a melhoria nos processos de confecção e instalação de piscinas, promovendo, constantemente, cursos sobre tratamento da água, aquecimento, e instalação, entendendo que a capacitação dos nossos parceiros é importante para manter o produto em alto conceito e preferência no mercado.

Ednacir Costa Melo Ribeiro
Diretora
www.viniltecpiscinas.com.br

 

SODRAMAR

sodramar
1 – Instalação: com relação a comparação de instalação de uma piscina de vinil com uma piscina de fibra, o correto seria comparar a construção e não instalação, até porque uma piscina de vinil se instala em algumas horas.

2 – Textura: vinil não compromete a segurança por ter sua estrutura lisa. Hoje existem vinis antiderrapantes, por exemplo, aos consumidores que opta-rem por ele.

3 – Manutenção: não sei ao que está se referindo. Mas a manutenção não é mais demorada do que qualquer outro tipo de piscina!

4 – Acabamentos: se houver um tratamento adequado não há formação de algas. E se houver algas por descuido, não se dará somente no acabamento, até porque, hoje, existem formas de soldas imperceptíveis.

5 – Tratamento: os materiais presentes no vinil reagem com água e aumenta o nível de PH, o que implica na necessidade de utilizar mais produtos químicos? Essa informação é inverdade.

6 – Sistema de filtração: a piscina de vinil precisa trabalhar entre cinco a sete horas por dia, mais que uma piscina de fibra? Também é irreal, depende do tempo de circulação de água, não é uma desvantagem de piscina de vinil.

7 – Cor: a escolha da cor ou padrão pode elevar o preço final da piscina de vinil? Isso depende de fabricante para fabricante. A Sodramar não cobra a mais por diferença de estampas. Consultar as empresa que o fazem.

Fico à disposição,

Eric Miranda
Responsável Linha Vinil Sodramar
www.sodramar.com.br

 

AQUALAZER

aqua2

Um breve relato sobre piscinas de vinil

Mais do que uma alternativa, o vinil se apresenta como uma opção moderna, cuja participação já está consolidada no mercado de revestimentos para piscinas. Mais acessível do que as piscinas de alvenaria tradicionais, o revestimento em vinil está disponível numa grande variedade de estampas e combinações, aliando beleza e versatilidade às piscinas das mais va-riadas formas e tamanhos.
As pessoas, em geral, têm muita curiosidade sobre as piscinas de vinil. Podemos dizer que, basicamente, trata-se de uma piscina de alvenaria revestida com um laminado de PVC, que possui tratamento específico para suportar a ação do sol, água clorada e fungos. Este revestimento é confeccionado de forma individual e exclusiva para cada estrutura.
Podemos considerar que os revestimentos vinílicos para piscinas têm uma durabilidade média de oito a dez anos, desde que sejam atendidas algumas orientações tanto na fase inicial da obra, bem como após a instalação do mesmo. Nesta fase devemos considerar os cuidados específicos para tratamento e manutenção de piscinas de vinil. Após esse período, caso o revestimento já esteja desgastado pela ação de agentes externos como o cloro e sol, o vinil poderá ser substituído por outro, havendo ainda a opção de escolha de uma nova estampa do revestimento, renovando assim o ambiente de lazer.
Por ser um material flexível, o vinil pode assentar numa infinidade de modelos e formatos de piscinas desde que, como já citado, alguns cuidados sejam levados em conta antes mesmo da construção da alvenaria:
* Os degraus de escadas e praias, por serem mais rasos, precisam respeitar uma profundidade mínima de 40 cm, pois esta medida garante o melhor assentamento do vinil no piso da piscina. Profundidades inferiores, apesar de serem muito frequentes em vários projetos, podem comprometer a durabilidade do revestimento.
*Outro ponto, que merece atenção, são os cantos das piscinas, uma vez que, dependendo do ângulo, podem se tornar pontos frágeis do revestimento. Cantos arredondados ou com ângulos retos quebrados são mais favoráveis ao assentamento do vinil.
*Outra questão muito importante, que deve ser informada antes da compra, é se a piscina será aquecida ou não. No caso de piscinas aquecidas, o revestimento deverá ter uma espessura maior, a fim de suportar a temperatura da água.
* Caso a piscina seja de uso coletivo (clubes e academias), o revestimento também será outro, com tramas internas, o que aumenta a sua resistência.
Estas e outras questões técnicas devem fazer parte integrante do projeto da piscina, e as orientações podem ser obtidas através de uma loja especializada em piscinas de vinil. Aqui vale uma ressalva: é aconselhável ser criterioso na escolha da loja, procure aquelas que tenham um bom histórico sobre obras realizadas e que tenham um pós venda eficiente.
Após a instalação do vinil, os cuidados diários com a piscina também são muito importantes:
*Observar a dosagem adequada de cloro e utilizar produtos não abrasivos para limpeza da borda da piscina. Verificar se os acessórios de limpeza não apresentam saliências que possam danificar o vinil.
*Tratamentos de água alternativos ao cloro têm se mostrado muito eficientes para aumentar a longevidade do vinil. Apesar de nenhum deles eliminar totalmente a utilização do cloro, alguns chegam a diminuir a necessidade do produto em até 90%.
*A estanqueidade das piscinas de vinil está no revestimento e não na estrutura. Desta maneira, caso o revestimento sofra alguma pequena ruptura, o reparo poderá ser feito no local e embaixo da água, sem a necessidade de remoção do vinil.
Esperamos ter contribuído da melhor maneira possível no esclarecimento das questões de ordem geral relativas às piscinas de vinil.

Considerações finais:
Nós, da Aqualazer, entendemos que as pessoas idealizam a área de lazer de suas residências e projetam nela seus momentos de satisfação junto aos seus familiares e amigos. A piscina é parte integrante deste projeto e merece atenção especial.
Pensando nisso, acreditamos que, para atingirmos nosso objetivo – conquistar a satisfação do cliente final – é imprescindível ter um estreito e alinhado relacionamento com as lojas parceiras.
Contando com profissionais que possuem mais de 30 anos de experiência no mercado de piscinas, procuramos manter um contato o mais pessoal possível com cada loja, proporcionando assim uma boa assistência, tanto no ponto de venda como na obra.
Acreditamos que através da troca de informações estaremos contribuindo para a consolidação e confiabilidade do mercado de piscinas, o que resultará num mercado cada vez mais rentável e lucrativo para fabricantes e lojistas.

Marcelo Merino Fernandes
Diretor Aqualazer
www.aqualazer.com.br

 

MIZUNAMI

mizu1

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a piscina de vinil ganhou seu espaço, pela sua praticidade e custo.

No início, as piscina tinham tamanhos e formatos padronizados e sua estrutura era pré-fabricada (chapas de aço), o que garantia a construção e entrega em apenas 7 dias.

Hoje as piscinas são construídas em alvenaria, em qualquer formato e o revestimento de vinil ganhou variedade de cores e estampas com as tendências de mercado, o que garante exclusividade de projeto ao consumidor.

Além de revestir piscinas novas, é utilizado também para reves-tir piscinas de azulejo e fibra que apresentem problemas de vazamento estrutural.

Devido a sua maleabilidade, o revestimento pode ser dobrado e é facilmente transportado até o local da piscina (por ex: piscina de cobertura de apartamento).

A troca do revestimento, é feita em apenas 1 dia (desde que não tenha outros serviços envolvidos) e a piscina fica com “cara de nova” possibilitando o consumidor escolher uma estampa da moda.

Requer alguns cuidados em relação ao tratamento químico da água e acessórios, mas nada complicado. Já trocamos revestimentos com 20 anos de uso!

A Mizunami está no mercado de piscinas de vinil desde 1991, mas seus sócios iniciaram neste ramo em 1976.

Denise Inoue Imai
Diretora da Mizunami
www.mizunami.com.br

 

One Reply to “Piscinas de Vinil – Opiniões, dicas e sugestões de várias empresas de vinil”

  1. Meu parceiro e eu tropeçou aqui vindo de um diferentes
    endereço web e pensei que eu pode também checar
    as coisas. Gosto do que vejo então só a seguir-te.
    Ansiosos para descobrir sobre sua página web pela segunda vez
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

ABNT – Principais pontos da nova norma NBR 10339/2018

Veja abaixo os slides explicativos …