Home Construção, Aquecimento, Tratamento & Manutenção Tratamento & Manutenção Bonaire – Cada vez mais piscina de cloro/água salgada – por Willem

Bonaire – Cada vez mais piscina de cloro/água salgada – por Willem

Bonaire é uma ilha Caribenha, inundada pelo sol e tratada como um município especial da Holanda. Um pequeno pedaço de terra de quase 300 quilômetros quadrados, rodeado por um mar multico-lorido com uma vida subaquática deslumbrante. Sua simpática população curte a vida num ritmo aparentemente bem mais lento, que na maioria dos lugares deste planeta. Tudo isso, num clima abençoado por temperaturas que giram na maior parte do ano em torno de 30º C, acompanhado por uma constante brisa refrescante.

Diariamente, milhares de turistas invadem a rua principal de Kralendijk, a capital e sede dos serviços públicos principais desta ilha.

06 art internacional bonaire

Os passageiros, dos inúmeros navios de cruzeiro que visitam Bonaire, estão em busca de souvenires artesanais, comidas típicas ou um tour pela ilha. Muitos, ainda fazem uma aventura de mergulho, acompanhados pelos guias subaquáticas locais.

Uma grande parte dos 14.000 habitantes de Bonaire possui uma casa de veraneio com piscina. Sua manutenção é feita por pequenas empresas locais de prestação de serviços especializadas.

Nos últimos seis anos foram, instaladas mais de 1.200 piscinas de cloro/água salgada, reduzindo, consideravelmente, a manutenção de uma piscina.

02 art internacional bonaire OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A água fica mais tempo limpa, o que reduz a possibilidade de completar ou renovar a água da piscina. Mas, é aconselhável fazer a manutenção com um ´´ piscineiro ´´ experiente, ou, um poolman, como dizem em Bonaire, pois o sistema, desta técnica especial, requer experiência e conhecimento. Porém, o resultado para o proprietário da piscina é positivo. Uma piscina limpa por um custo bem menor.

E o ´´poolman´´ agradece pois poderá atender mais clientes no mesmo tempo.

Piscinas sem cloro: a solução é agua salgada

As nossas piscinas precisam, necessariamente, água saudável e limpa. Mas muitas vezes, piscinas que aparentemente pareçam limpas, podem conter muitas bactérias. Na maioria das vezes, a solução é procurada na adição de produtos químicos e cloro.

Hoje, não há mais necessidade disso.

Algas e bactérias são, eficientemente, combatidas com eletrólise de sal e filtragem. Seu resultado é uma saudável e límpida piscina com muito menos produtos químicos. Menos vapor de cloro com uma água que costuma ser mais macia, um pouco salgada, o que faz bem para a pele e não ocasiona mais olhos vermelhos. Também, após uma longa ausência, a água fica cristalina.

A técnica, atrás desta solução é espantosamente simples: eletrólise de sal. Na maior parte da Europa este sistema é executado pela empresa Aquadolphin.

Com o sistema de eletrólise de sal, dissolve-se 4 gramas/l (NaCI) na água da piscina (H2O). Assim é criado o sódio (Na+) e o cloreto (CI-).

4NaCI- a 4Na+ + 4CI-

Uma solução salina é guiada sobre uma célula de eletrólise, o que desencadeia junto aos eletrodos a seguinte reação:

2CI- aCI2 + 2e- 2H2O + 2e aH2 + 2OH-

2H2O aO2 + 4H+ + 4e-

Na sequência a reação entre o cloro e a lixívia resulta em hipoclorito.

OH- + CI2 a HOCI + CI-

Em resumo eletrólise de sal é uma solução para aumentar a qualidade da sua piscina em relação à manutenção e desinfecção. Através deste método, pode-se, reduzir, drasticamente os produtos químicos. A sua aplicação é perfeitamente possível em piscinas entre 20 e 120 metros cúbicos.

A empresa Aquadolphin na Holanda, com inúmeros clientes satisfeitos pela Europa e na região do Caribe, é especialista neste assunto, fornecendo consultoria, assistência e instalação.

Para maiores informações:  www.zoutwaterzwembaden.com

Por: Willem Badmeester – Correspondente Internacional

Após seu estudo em comunicação visual e fotografia no Royal Academy of Art na Holanda, Willem trabalhou para diversos jornais e revistas. Montou uma agência de comunicação onde ele se especializou na montagem de periódicos, posteriorente vendeu sua empresa. Willem prontamente atendeu nosso convite em representar nossa revista, mandando dicas, novidades e artigos relativos ao mundo das piscinas da Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Metais – Água colorida, manchas e seu tratamento – PARTE II

As atitudes para evitar ou pelo menos atenuar os problemas causados por metais e cálcio sã…