Home Construção, Aquecimento, Tratamento & Manutenção Construção Piscinas de Fibra – Opiniões, dicas e sugestões de várias empresas de Fibra
Construção - 28/12/2017

Piscinas de Fibra – Opiniões, dicas e sugestões de várias empresas de Fibra

No intuito de colocar a nossa revista cada vez mais à disposição das indústrias
participantes deste empolgante mercado de Piscinas e Afins, convidamos, nesta edição,
quatro empresas, fabricantes de piscinas de fibra, a refletir sobre o texto, a seguir, como havíamos feito na edição anterior, sobre o assunto Aquecimento.

Nosso texto- Vantagens e desvantagens de uma PISCINA DE FIBRA

Uma piscina de fibra é feita de um material composto da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro que não são rígidos, mas altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade, o nome correto é PRFV, ou seja, “Polímero Reforçado com Fibra de Vidro”.
O PRFV tem alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo muito empregado em aplicações estruturais. É leve e não conduz corrente elétrica, sendo utilizado também como isolante estrutural.
Não enferruja e tem excepcional resistência a ambientes altamente agressivos aos materiais convencionais. A resistência química do Fiberglass é determinada pela resina e construção do laminado. Pode ser produzido em moldes simples e baratos, viabilizando a comercialização de peças complexas, com baixos volumes de produção. Mudanças de projeto são facilmente realizadas nos moldes de produção, dispensando a cons-trução de moldes novos.

Vantagens de uma piscina de fibra
Baixa manutenção: A superfície gel coat da piscina de fibra de vidro é porosa. Isso inibe o crescimento de algas e reduz a quantidade de produtos químicos de sanitização, necessários para manter a qualidade da água da piscina.
Superfície não abrasiva: A superfície de gel coat da piscina de fibra é suave ao toque. Dificilmente algum usuário de uma piscina de fibra se machuca em contato direto com a fibra.
Um produto fabricado em um ambiente controlado. As maiores marcas de piscinas de fibra são construídas num clima controlado da fábrica onde normas e métodos de fabricação são rigidamente acompanhadas.
Instalação rápida: Por serem, construídas fora do local do seu uso permanente, a instalação é muito rápida, pois o produto chega ao local de instalação praticamente pronto.

Desvantagens de uma piscina de fibra
Formas e desenhos limitados. Por piscinas de fibra, serem cons-truídas a partir de um molde, o consumidor se limita às formas e tamanhos oferecidos pelos diversos fabricantes de piscinas de fibra.
Tamanhos limitados: Piscinas de fibra são transportadas por caminhões, portanto, limitado seu tamanho por um transporte seguro e responsável.
Difícil conserto: Diversos fabricantes usam acabamentos de diversas cores o que impossibilita um eventual conserto ou reparação satisfatória.

 

Fibratec_Piscinaseafins_outubro_2013-20,5x13cm1- RESPOSTA FIBRATEC

Acerte na compra de sua piscina.

Pensando no bem estar de nosso consumidor, listo alguns tópicos que devem ser observados em sua decisão de compra de uma piscina de fibra, pré fabricada, em que os formatos e tamanhos variam de fabricante para fabricante.

Acerte no Design/Modelo.

A piscina será a parte principal de toda a área de lazer de sua casa. Procure uma marca que lhe ofereça maior variedade de design e tamanhos. Isso ampliará suas opções e facilitará seu acerto

Acerte no espaço de instalação da piscina.

O modelo de piscina que você busca tem que ser compatível com o espaço que tenha disponível para a instalação. Lembre-se que é necessário também um espaço de circulação, pelo menos em parte das laterais da piscina.

Considere o perfil dos usuários da piscina.

Algumas pessoas querem relaxar e buscarão, possivelmente, uma piscina que tenha hidromassagem. Existem aquelas que querem nadar, buscarão, provavelmente, adquirir piscinas maiores. Pergunte-se o que você deseja de uma piscina. Isso lhe ajudará a ter uma melhor visão quanto ao que, de fato, você busca de uma piscina.

Acerte na marca/fabricante de piscina.

As fábricas não são todas iguais. Considere sempre os seguintes pontos quanto ao fabricante do tanque de piscina:
• Verifique há quanto tempo o fabricante está no mercado. Pesquise a reputação do fabricante.
• Verifique as garantias oferecidas pelo fabricante.
• Verifique se os tanques de piscina, produzidos pelo fabricante, têm barreira química / tripla camada.
• Verifique se o gel de acabamento (o que dá a cor a piscina) utilizado pelo fabricante é industrializado por empresas fabricantes de gel. Gel caseiro (produzido no mesmo local onde fa-brica o tanque de piscina) tende a não ter a qualidade/controle de quem é especialista na fabricação de gel e a tonalidade da piscina tenderá a desbotar com facilidade.
• Avalie a estruturação do tanque de piscina. Nem todas as marcas oferecem boa estrutura de fibra para garantir a qualidade da sua piscina.

Acerte na loja revendedora.

A escolha da Loja é outro ponto fundamental para que uma boa compra seja consolidada.
• Nível de organização da Loja e a qualidade do atendimento que lhe foi prestado. Uma empresa organizada e um bom atendimento são sinônimos de profissionalismo.
• Verifique junto ao PROCON da região se a Loja tem algum tipo de reclamatória de consumidor final.
• Analise a idoneidade financeira da loja revendedora – consulte Serasa ou outros órgãos consultivos.
• Orçamento – certifique-se de que o orçamento apresentado pelo Lojista seja claro e objetivo, especificando as condições e os termos da negociação.
• Fique atento a preços muito abaixo da média de mercado.

fibratec1

Porque escolher uma piscina de fibra de vidro?

Uma piscina estruturada em fibra de vidro oferece ao cliente uma série de vantagens.
• Instalação rápida – Sua piscina de fibra de vidro pode ser ins-talada em menos de dois dias após a aquisição, o que resulta em menos transtorno em sua casa.
• O acabamento brilhante – Só as piscinas de fibra oferecem um acabamento de superfície chamado “gel-coat” que é aplicado durante a fabricação. Esse diferencial evita gastos de tempo e dinheiro em azulejos, pastilhas, rejuntes, etc.
• Menor manutenção – Em condições normais, o acabamento “gel-coat ” nunca precisa de pintura, limpa facilmente e resiste às manchas.
• Suave e segura – Ao contrário de alguns outros materiais, um tanque de piscina de fibra de vidro não é abrasivo e não existem arestas cortantes que podem comprometer a saúde de seus usuários.
• Flexibilidade do material – A alta resistência à tração da fibra de vidro permite que o tanque da piscina seja flexível, evitando rachaduras ou fissuras pela acomodação ou dilatação térmica do solo que podem provocar vazamentos na piscina.
• Você recebe o que vê – somente com as piscinas de fibra você terá a certeza de que o produto que será instalado é aquele que viu na loja, sem surpresas ao final da obra.
. Superfície lisa, sem emenda ou pontos para acúmulo de sujeira, fungos e bactérias.
• Menos produtos químicos – Por ser lisa e impermeável, ao contrário de modelos com acabamento mais áspero na superfície ou nos rejuntes, a piscina com tanque de fibra de vidro usa menos produtos químicos e demanda menos tempo para sua limpeza;
. Alta resistência mecânica, grande durabilidade, rapidez na ins-talação.

No escritório
GILMAR PRETO – DIRETOR FIBRATEC www.fibratecpiscinas.com.br

 

LOGO AKESSE COM BANDEIRA 2 -RESPOSTA AKESSE

Piscinas de fiberglass e sua importância no mercado.

As piscinas pré – moldadas em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), alcançaram no mercado brasileiro uma penetração, provavelmente, não imaginada pelo Sr. Antônio Augusto Sisson, quando este começou a difundir sua utilização, no Rio Grande do Sul, em 1969.

Não dispomos, infelizmente, de dados precisos sobre esta rea-lidade, no presente momento, nosso território é vasto e somos carentes em pesquisas de mercado específicas.
Poderíamos também acrescentar que o segmento é muito he-terogêneo, contemplando, desde pequenas manufaturas até grandes empreendimentos industriais. Pequenas lojas, grandes lojas, bem como grandes cadeias de distribuição e serviços.
Uma estimativa grosseira, sem considerar proporções de negócios entre si, poderia apontar um número superior a uma centena de unidades fabris espalhadas pelo território nacional, além de milhares de pontos comerciais.

akesse

Considerando, empresas envolvidas em fabricação, logística, comércio e/ou distribuição, serviços técnicos para instalação e manutenção destas piscinas, além de uma infinidade de fabricantes de produtos agregados, incluindo filtros, aquecedores, acessórios em aço inox, produtos químicos para tratamento de água, revestimentos de calçadas, capas protetoras, móveis e tantos outros, podemos apenas estimar o expressivo número de empregos diretos e indiretos que este vibrante segmento sustenta hoje, no Brasil. Igualmente, a riqueza que gera, e a importante arrecadação de tributos, dificilmente, seriam apontadas com precisão.

Esta realidade do mercado é compreensível. Os tanques pré – moldados são práticos, sua instalação extremamente simples e as vantagens são muitas e bem conhecidas.
Por ser uma superfície pouco porosa, brilhante e sem rejuntes, é muito higiênica, e, portanto, de fácil manutenção.
Acaba, definitivamente, com a possibilidade de vazamentos. Em casos raros de perda de água ou imperfeições na superfície, a solução é simples pela facilidade de trabalhar o material.
Instalação rápida e custo muito baixo.
Timidamente, algumas inovações são incorporadas aqui e ali. Cores, formatos, spas acoplados etc… assim, as piscinas de fibra de vidro vão ganhando espaço e importância no mercado nacional.

Na parte comercial, os avanços são mais significativos, o número de piscinas instaladas, ano a ano, cresce muito e realmente impressiona.

Podemos dizer que, nas últimas décadas, graças aos tanques pré moldados em PRFV, a piscina foi efetivamente democratizada em nosso país. Um belo exemplo de inclusão, em uma sociedade que, aparentemente, está interessada em distribuir melhor a renda, trazendo o acesso às benesses da tecnologia para todos.

Meu nome é Antonio Augusto Sisson Filho, sou fabricante de piscinas em fiberglass, no estado de Santa Catarina.
Tenho muito orgulho do trabalho iniciado pelo meu pai e penso que estamos no começo. Temos ainda muito para cami-nhar e melhorar a experiência da família brasileira, naquela hora de lazer, no conforto de seu lar, em torno de sua piscina.
Acredito muito no Brasil e na nossa capacidade de criar e inovar.

augusto
AUGUSTO A. SISSON FILHO DIRETOR AKESSE www.akesse.com.br

 

kisol3- RESPOSTA KISOL

Vantagens e desvantagens de uma PISCINA DE FIBRA

A piscina de fibra é feita de um material composto da aglome-ração de finíssimos filamentos de vidro que não são rígidos, mas altamente flexíveis. Quando adicionado à resina poliéster (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto, po-pularmente conhecido como fibra de vidro, mas, na verdade, seu nome correto é PRFV, ou seja, “Plástico Reforçado com Fibra de Vidro”.
O PRFV tem alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo muito empregado em aplicações estruturais. É leve e não conduz corrente elétrica, sendo utilizado também como isolante estrutural.
Não enferruja e tem excepcional resistência a ambientes altamente agressivos aos materiais convencionais. A resistência química do Fiberglass é determinada pela resina e construção do laminado. Pode ser produzido em moldes, viabilizando a comercialização de peças complexas, com baixos volumes de produção. Mudanças de projeto são facilmente realizados nos moldes de produção, dispensando a construção de moldes novos.

med spa 3Area de Laminação

Vantagens de uma piscina de fibra
Baixa manutenção: A superfície gel coat da piscina de fibra de vidro é lisa e uniforme. Isso inibe o crescimento de algas e reduz a quantidade de produtos químicos de sanitização, necessários para manter a qualidade da água da piscina.
Superfície não abrasiva: A superfície de gel coat da piscina de fibra é suave a toque. Dificilmente algum usuário de uma piscina de fibra se machuca em contato direto com a fibra.
Um produto fabricado em um ambiente controlado: As maiores marcas de piscinas de fibra são construídas num clima controlado da fábrica onde normas e métodos de fabricação são rigidamente acompanhadas.
Instalação rápida: Por ser construída em outro local, sua instalação é muito rápida, pois o produto chega ao seu destino praticamente pronto.

Desvantagens de uma piscina de fibra
Formas e desenhos limitados: Como é, construída a partir de um molde, o consumidor se limita às formas e tamanhos ofe-recidos pelos diversos fabricantes de piscinas de fibra.
Tamanhos limitados: Piscinas de fibra são transportadas por caminhões, portanto, limitadas em seu tamanho por um transporte seguro e responsável.
Difícil conserto: Para o fabricante que possui controle em seus processos produtivos e profissionais devidamente qualificados, o conserto da piscina de fibra se torna simples, fácil e rápido, pois uma amostra dos lotes de tintas (gel coat) utilizados na fabricação ficam armazenados no banco de dados. Para eventuais necessidades, basta solicitar o gel coat, informando o número da piscina.

Carlos
Carlos Alberto Breancini Diretor www.kisolpiscinas.com.br

 

 

Catalogo2013_Henrimar4- RESPOSTA HENRIMAR

Henrimar – Henrique Cesar B. Padovani – Diretor
Analisando o teor da matéria, deparamos com algumas divergências no nosso modo de pensar, além de enumerar muito poucas vantagens para uma piscina de fibra.

3-Classic7-Requint

Por exemplo, achamos que o reparo em uma piscina de fibra, caso venha acontecer algum acidente, é muito mais fácil nas piscinas de fibra do que nos produtos concorrentes

As facilidades na instalação, o prazo baixo de entrega da obra pronta, os preços muito mais acessíveis, fora em nosso caso, que possuímos design diferenciado e um número louvável de modelos, que hoje chega a 50 modelos.

Acredito que, com o retorno dos outros fabricantes e o comentado, será de grande valia o incremento nas vantagens da piscina de fibra.

henrique_03
Henrique Cesar B. Padovani Diretor www.henrimar.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

ABNT – Principais pontos da nova norma NBR 10339/2018

Veja abaixo os slides explicativos …