Home Entrevistas Lojas lojas Equipágua – Comarx e Canto das Piscinas
Lojas - 08/03/2014

lojas Equipágua – Comarx e Canto das Piscinas

Visitamos três lojas:

Canto das Piscinas, uma loja nitidamente voltada para um público,
consumidor direto e também construtora de piscinas, onde o fator preço ainda é muito importante. Em contrapartida, as empresas
Comarx e Equipágua atuam em segmentos de piscinas mais específicos e sofisticados, o que resulta numa outra realidade. Fato que podemos constatar nas respostas recebidas. Todas elas situadas
na zona sul da cidade de São Paulo., localizadas em vias de bastante movimento.

IMG_3565 IMG_3550 IMG_3569

Nosso primeiro encontro foi na loja Canto das Piscinas onde entrevistamos a Sra. Cintia Moreira Lidones, sócia e gerente.
A primeira pergunta para os três proprietários foi sobre a atual situação do mercado. Cintia constatou que o mercado está bastante difícil
e o fluxo dos clientes na loja tem diminuído, inclusive devido a
sazonalidade. Teve aumentada a procura por telefone, o que pode
caracterizar que o cliente está procurando preço. Em contrapartida,
Sr. Luiz Henrique da Comarx não sentiu esta retração de mercado pelas características dos seus clientes, que são construtores e de maior poder aquisitivo. Portanto, obras planejadas que não se prendem a sazonalidade, mas apenas nos cronogramas de obra. A mesma situação encontramos na loja Equipágua, onde seu diretor Sr. José Medeiros testemunhou que o mercado continua num constante crescimento mas, alertou que o empreendedor tem que investir para prosperar e buscar constantemente novos produtos e mercados. Tanto é que, a Equipagua subdivide-se em três partes. A loja propriamente dita, vendendo produtos de primeira linha para piscinas e afins, representando e distribuindo marcas como HTH, Jacuzzi,
Megawood e uma sofisticada oficina para concertos de bombas.

IMG_3547 IMG_3542 IMG_3541

Ficou nítido após analisar as respostas da nossa primeira pergunta que, apesar de ser o mercado o mesmo, a realidade de cada um era bem diferente. Enquanto a Canto das Piscinas sentiu bastante
a questão preço a Comarx e Equipagua não manifestaram esta preocupação, pois seus clientes exigem qualidade e atendimento. Dispostos a pagar por isso, conforme declaração do Luiz Henrique´ Por isso raramente faço manutenção das minhas obras, pois trabalho com produtos de primeira linha ´´.

IMG_3535 IMG_3524 IMG_3520

Os clientes também mantém contato com as lojas entrevistadas de maneira diferente. Cintia mantém constantemente um anúncio em uma revista especializada e também por telefone. Já Luiz Henrique raramente anuncia, pois os suas vendas vem por meio de contatos com os maiores escritórios de arquitetura e construtores. José Medeiros desenvolve as suas vendas através de um elaborado site, anuncio em revista e visitação no seu estratégico ponto comercial.

Perguntados sobre a escolha do produto pelo cliente a Cintia mais uma vez argumentou que o preço na loja dela continuava sendo preponderante. ´´ Nosso cliente escolhe por qualidade, não por preço.
Ele não se importa se for o dobro´ diz Luiz Henrique. Ilustrou sua fala com um produto que ele mesmo desenvolveu. Um ralo de fundo de piscina de aço inox, custando cinco vezes mais aos existentes no mercado. Tambem os clientes da loja Equipágua do José Medeiros optam mais por qualidade do que o valor do produto.

Sobre o futuro do mercado de piscinas os três se mostraram otimistas porém o Luiz Henrique alertou ´´ A queda de planejamento de novas obras está aumentando. O que vamos sentir dentre de alguns anos. Acho que o governo, neste momento, tem que fazer a reforma fiscal. Não tem jeito! Não adianta tirar o ICMS do pãozinho e o IPI da manteiga. Isso não adianta. Tem que ter coragem e baixar mesmo. Não podemos esquecer que a carga tributária passou de 16% para 38% em 10 anos.´´

Detectamos em nossa primeira visita que existem praticamente dois mercados no segmento de piscinas e afins. Uma de alta sofisticação, com investimentos constantes em tecnologia, conhecimento e inovações. Outro, de venda de ´´balcão´´, muito dependente das visitas de consumidores à loja e das oscilações mercadológicas.

Outra constatação foi que existem poucas informações confiáveis sobre o mercado de piscinas e afins. Isto é, números que retratem esse otimismo que os três lojistas nos mostraram.
P&A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

PEMtec – Montenegro RS