Home Construção, Aquecimento, Tratamento & Manutenção Tratamento & Manutenção As inúmeras aplicações do CLORO – por Edilene Cotrin
Tratamento & Manutenção - 4 semanas ago

As inúmeras aplicações do CLORO – por Edilene Cotrin

O cloro é um elemento químico que se combina facilmente com outros elementos dando surgimento a vários compostos com inúmeras aplicações,
desde cloreto de sódio utilizado no tempero dos alimentos, até os compostos clorados utilizados para auxiliar no combate ao Mexilhão Dourado.
Dentre os inúmeros compostos formados e suas inúmeras aplicações, vamos fazer uma breve abordagem a respeito dos produtos que têm a
característica oxidante, ou seja, aos produtos com capacidade desinfetante que utilizamos em nosso dia a dia.

Os desinfetantes são produtos que têm a capacidade de destruir microrganismos patogênicos e dependendo da sua destinação de uso necessitam de registro em órgãos como Anvisa, Ministério da Agricultura ou Ibama.

 

Branqueador de Roupas

Conhecido como água sanitária ou água de lavadeira está presente na maioria das residências e é muito utilizado para branquear roupas.

 

Tratamento da água de piscina

Vários são os produtos utilizados para o tratamento da água de piscina e entre eles está o cloro.
O cloro é um produto exigido pela legislação brasileira no tratamento de piscina e sua função nesse caso é atuar como um desinfetante de uso prolongado, ou seja, permanece na água por horas ou até dias.

 

Potabilização da água de consumo

A cloração da água para o consumo humano é utilizada há centenas de anos, e auxilia no combate a doenças veiculadas por ela, a sua utilização também é exigida por lei.

 

Potabilização de água para consumo de Animais

Existem estudos que comprovam que fornecer água tratada com cloro na produção de animais como aves, suínos, bovinos, etc.
Traz benefícios como melhor saúde do rebanho, melhor produtividade, melhor conversão alimentar.

 

Conservantes de flores

Assim que são colhidas, flores de haste longa como rosas, margaridas, crisântemos, gérberas, etc. devem ser mantidas na água para não perderem a turgidez. Elas são levadas para um galpão onde passam por desbaste dos espinhos e são colocadas em cochos de hidratação onde o cloro é adicionado em concentrações específicas, atuando como conservante aumentando o “shelf life” destas flores e auxiliando na manutenção da turgidez de suas hastes.

 

Conservante e desinfetantes de hortifrutigranjeiros

O cloro é amplamente utilizado como conservante e desinfetante de hortaliças, frutas, legumes, ovos etc. tanto pelos produtores como pelos consumidores domésticos.

A sua utilização auxilia no “shelf life” destes
produtos, reduzindo as perdas no transporte da
produção ao consumidor final.

Indústria leiteira


Amplamente utilizado pela indústria leiteira na limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios que entram em contato com o leite, limpeza e desinfecção do úbere e da teta da vaca, limpeza e desinfeção de reservatórios que irão armazenar o leite.

 

Combate ao Covid 19


Amplamente divulgado, o cloro é uma das ferramentas utilizadas e indicadas pela OMS na desinfecção de ambientes internos e externos, objetos, sapatos, sacolas, compras etc.

 

Branqueamento de papel

Durante a produção do papel, produtos clorados são utilizados para branquear a polpa do papel.

 

Controle do mexilhão dourado nas Usinas
Geradoras de energia.

Mexilhão Dourado é uma espécie exótica que veio para a América Latina na água de lastro dos navios vindos da China, se adaptou nas bacias hidrográficas de países como Argentina, Uruguai, Brasil, etc. e por não ter predador natural proliferou sem controle.Usinas geradoras de energia fazem a captação da água dos rios para a refrigeração de suas turbinas, e nesse momento um produto especifico á base de cloro é adicionado na água de refrigeração para tornar o ambiente inóspito ao invasor.

Antisséptico local

É um dos componentes participantes do Líquido de Darkin, um Antisséptico local bastante utilizado na odontologia.

 

Desinfetante para lactários

Desinfetante de utensílios que entram em contato com a cavidade bucal de recém nascidos e bebês.

Estas são algumas das inúmeras aplicações do cloro no nosso dia a dia, na indústria, na produção de nossos alimentos, na agroindústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Problemas na Filtração e prováveis soluções -por Nilson Maierá