Home Comunicação & Marketing Comunicação Quem vende mais: A CNN ou a APPLE? por Rodrigo Sorrilha
Comunicação - 17/02/2020

Quem vende mais: A CNN ou a APPLE? por Rodrigo Sorrilha

Cada dia que passa eu me pergunto o que mais
vende nos meios de comunicação, boa notícia ou
má notícia? Não preciso nem te evidenciar que
desgraceiras chamam mais a atenção do tele
expectador, do internauta, etc. E agora mais uma pra você se distrair: CORONA VÍRUS.
Meu Deus do céu… Não estou querendo dizer que
não acredito no que vejo na mídia. Tenho certeza da importância da prevenção da expansão do vírus, de que demande a devida seriedade pela letalidade que tem, etc. Mas o que me preocupa nesta história toda é o quanto dessa super divulgação está relacionada com a necessidade de se garantir a audiência atrativa à anunciantes. O que aconteceu como H1N1? Com a Dengue e sua irmã Chicungunha? Os casos de
Microcefalia? A queimada aqui e na Austrália?
Você deve estar se perguntando, mas o que isso
tem que ver com PISCINA, que devaneio loco está passando na cabeça deste maluco? Calma que já me explico. O que quero que você faça é um exercício mental de trazer as notícias para o tamanho e
impacto que elas realmente têm no seu dia a dia. Como está realmente o Brasil hoje? Como está o seu negócio, pior ou melhor que há um ano?
No mês passado eu li uma frase que mexeu comigo e inclusive virou matéria prima para uma campanha da empresa onde trabalho: “A energia flui pra onde o foco vai”. Ou seja, querido leitor, cuidado para onde você aponta seu foco, pois sua energia, suas forças e resultados apontarão para esta mesma direção.
E como fazer para que isso tudo não te influencie? Apontando seu foco para as coisas boas e para as oportunidades que nos cercam… Por exemplo, a construção civil está de volta e com estimativas
interessante para o primeiro semestre, o nível de
desemprego está caindo, a procura por soluções
tecnológicas e produtos de maior qualidade está
aumentando entre os clientes da classe AB, e a
confiança do consumidor e expectativa para o futuro tem crescido. Veja esta notícia do jornal Valor
Econômico de dezembro passado:
“A confiança do consumidor registrou o maior nível desde fevereiro, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. O Índice de Confiança do
Consumidor (ICC) avançou 2,7 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 91,6 pontos, o maior nível desde fevereiro deste ano (96,1 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,7 ponto.
Em dezembro, tanto as avaliações sobre o presente quanto as expectativas em relação aos próximos meses melhoraram. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 1,5 ponto, para 80 pontos, o maior desde janeiro de 2015 (81,8 pontos). O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, foi para 100,2 pontos em dezembro, após marcar 96,9 pontos um mês antes. Além de
retornar à zona de neutralidade, exerceu a maior
influência para a alta do ICC no mês.”
Resumindo, cuidado pra não ajudar a estragar a
retomada de seus negócios apontando seu foco
para o lado errado.
O que sim, pode ser trabalhado com seu cliente, é o senso de urgência pra fechamentos mediante à uma possível escassez de produtos, com consequências diretas na balança oferta versos procura nos
próximos meses. Ou seja, se praticamente tudo
é fabricado na CHINA e teremos quebras de
fornecimento globais, os produtos importados terão um aumento eminente. FECHA LOGO DOUTOR CLIENTE!!!!
Na prática as pessoas estão mais preocupadas em ficar sem os seus IPhones que podem atrasar a
entrega do que efetivamente com a doença.
Conversei com um conhecido que trabalha na
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ele me disse que até o fato do medo do CORONA fará com que os
índices de H1N1 caiam no país, pois com o temor a população irá aderir à campanha de vacinação
nacional que previne este vírus que é realmente mais letal que o CORONA. Ou seja, até por de traz de uma notícia ruim podemos colocar nosso foco numa
consequência positiva.
Sendo assim queridos, fico por aqui ainda sem
máscaras e com meu foco voltado no CARNAVAL,
na pressa pra entregar as piscinas antes do feriado, garantir os produtos antes do atraso chinês e ver
todo mundo saudável nadando.

Fiquem com Deus, tomem bastante vitamina C, suco de acerola e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Os Benefícios do Banho – por Vania Velloso