Home Comunicação & Marketing Comunicação A vez do Representante Comerciauuu… – por Rodrigo Sorrilha
Comunicação - 06/10/2019

A vez do Representante Comerciauuu… – por Rodrigo Sorrilha

Nosso mercado tem características interessantes que nos levam a uma centena de reflexões. Algumas delas, tomei a
liberdade de abordar em artigos anteriores, não como algo
estabelecido, impositivo ou “sine qua non”, minha intenção é levar o leitor à autocrítica, à expansão do pensamento, sair da rotina ou até mesmo rir das minhas “besteiras”.

Normalmente me dirijo nestes artigos à maior parcela de
leitores que são lojistas e seus colaboradores, mas desta vez, quero falar à um público específico de profissionais que
também são importantes peças no tabuleiro de xadrez de nosso mercado: os representantes comerciais.

Me lembro sempre de quando o Sr Alberto Belaqua (meu pai, lojista de piscinas raiz) recebia os representantes comerciais e como eles eram importantes para o sucesso do negócio dele.
Cada um deles era responsável por trazer as novidades, contar as histórias que fomentavam as vendas, dar aquela dica que valia milhões de cruzeiros (cruzados, cruzados novos ou sei lá o que). Me lembro como ele dava atenção e se relacionava com estes caras que eram os super stars daquela época. Caras como o Zé Pinto da finada MARK (hoje ele é Thebe), o Atílio da DARKA (não sei por onde anda…rs) eram meus tios que me
ensinaram tantas coisas com seus exemplos de dedicação,
perseverança e bom atendimento. O representante comercial era praticamente o único recurso da indústria para conseguir
se comunicar e vender.

Hoje o mundo mudou. Com a adoção de novas tecnologias e
formatos de comercialização as indústrias tem em suas mãos uma dezena de ferramentas para otimizar seus resultados.
De mídias sociais à Market Place, passando por Youtube e
Instagram tudo concorre com o velho modelo que se tinha
estabelecido. Mas e aí, como será o futuro destes profissionais?
Bem, o futuro eu não sei, mas o presente eu já faço uma ideia.
Em uma sociedade que evolui seus hábitos de consumo, um
representante comercial deve ser mais um especialista
consultor e porque não dizer “influencer” (essa tá na moda)
que um vendedor tirador de pedidos. O profissional atualizado tem que entender do negócio do cliente e de seu cenário
competitivo, deve pensar no que realmente ele aporta para o negócio do lojista, ter nas entranhas o compromisso com o
sucesso dos mesmos. O “esquemão” da visitinha sem marcar, passar pra tomar um café, deixar tabela, fofocar da vida e pegar pedido MORREU.
O lojista de hoje não tem tempo para perder, se você não for acrescentar algo de bom e concreto para o dia dele, sua visita será apenas para tornar àquela hora ou horas que passar com ele em uma tortura.
Cada representante deve pensar como um agente de mudança, alguém de vai movimentar as vendas de seus clientes, levando inovação, métodos de venda, informação embasada e
substancial com potencial para ser usada no discurso do
vendedor de loja. O representante do presente tem que utilizar todas as tecnologias à seu favor, aplicativos de mensagens,
vídeos, PDFs, mídia social, etc. e principalmente VISITAR.
Caro amigo representante pergunte-se: meu cliente precisa de mim, sou fundamental para o seu negócio, o que eu aporto para o negócio dele, quantos treinamentos eu dei no último mês, quantos lives eu fiz, quantos posts????
Transforme seus clientes em seus seguidores e não terá medo da internet, treine-os e eles serão gratos com pedidos.
Reinvente-se e eles também se reinventarão. Faça o que tem que ser feito e deixe-os de queixo caído. Eu acredito que para vender produtos de alta tecnologia, para especialistas,
precisamos de representantes à altura e com seguidores e não clientes.
Trabalho construindo equipes de vendas e muitas vezes sou tentado à substituí-los por algum tipo de inteligência artificial, mas eu sou RAIZ e tenho certeza que num mundo
NUTELLA faremos e seremos a diferença.

Fiquem com Deus e Sucesso.

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