Arte & Piscina - 01/12/2017

David Hockney

Para os amantes das expressões artísticas, a revista Piscinas & Afins criou uma seção diferente.  A cada edição, destacaremos um artista em evidência que fez de piscinas ou da sua recreação em volta, a sua inspiração ou tema de suas obras. Nesta primeira edição, abordamos o genial pintor, artista, cenógrafo, fotógrafo e gravador britânico David Hockney.

Peter Getting out of Nick´s Pool Portret  of  Nick Wilder

David Hockney nasceu em 9 de julho de 1937 na cidade de Bradford, Inglaterra. Mesmo tendo uma rígida educação metodista, logo ficou conhecido como uma pessoa excêntrica. Manifestou-se cedo, pouco interessado por outros assuntos, a não ser arte.

Em 1953, David foi inscrito na faculdade de arte em Bradford e começou a pintar quadros a óleo. Sua arte era abstrata e muito pessoal mas, permitiu-lhe lidar com a sexualidade humana e o amor.

Em uma das suas sucessivas viagens aos Estados Unidos conheceu o estado da Califórnia e ficou instantaneamente fascinado com as imagens do mar, do sol, do céu, os homens jovens e de luxo. Ele imediatamente se apaixonou e fez de Santa Monica a sua casa. A piscina surgiu claramente como tema de muitas das suas pinturas onde ele sintetizou o estilo de vida de lazer.

Em 1967 ganhou o prêmio John Moores com o quadro Peter Getting out of  Nick´s Pool.

Embora se considerarmos a obra A Bigger Splash um pouco simplista, é uma visão simplificada do mundo, pois cria uma interação maravilhosa entre as horizontais coloridas de um ambiente de lazer de Los Angeles e a exuberância de spray de água de um mergulhador invisível que entra na piscina.

O quadro de acrílico sobre tela que, foi pintado no início do verão de 1967, não revela uma presença

humana visível, apenas aquela cadeira, vazia em um mundo nu, quase congelado. A figura solitária, que acaba mergulhado na piscina, foi deliberadamente esmagada pela força e compostura do resto da composição. As profundidades ocultas desse quadro levam mais tempo para assimilar de que, a sua alegria imediata e apelo decorativo.

Hockney deu a cada área de duas ou três camadas de tinta. Somente o splash de água levou duas semanas de inspiração para ser pintado. Certamente o quadro mais famoso do genial pintor David Hockney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Hugo Pondz – Art & Piscina

Através de azuis densos e profundos, Hugo retrata volumes de concreto quase iluminados, co…